O CAMINHO DO GESSO ATÉ A RECICLAGEM: A TRANSFORMAÇÃO EM MATÉRIA-PRIMA

O CAMINHO DO GESSO ATÉ A RECICLAGEM: A TRANSFORMAÇÃO EM MATÉRIA-PRIMA

Você sabia que 97% das jazidas de gesso estão em Araripina/PE? A extração e preparação do material que será vendido em todo o Brasil começa lá. 

Quer saber como o gesso chega até a reciclagem? Embarque com a gente e saiba como ele se transforma em matéria-prima.

1 - Após a extração da jazida, a mesma passa pela fábrica para um processo de calcinação/refinamento, e o gesso está pronto para ser comercializado.

2 - O material chega ao mercado em sacos de pó de gesso ou em placas de gesso pronta. 

3 - Esse produto é comprado, principalmente, por gesseiros, construtoras e algumas indústrias que necessitam de gesso em seus processos.

4 - No momento da aplicação das placas de gesso, sobram quebras ou sobrantes de gesso e, para descartá-los de forma correta, a construtora contrata uma empresa de entulho. 

5 - A transportadora responsável pelo entulho descarta o resíduo de gesso na sede da Sebanella Reciclagem de Gesso ou em um dos 94 ecopontos distribuídos pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Todos locais licenciados e aptos para receber tal resíduo.

6 - O resíduo é processado, transformando-se em pó de gesso novamente. Assim, está pronto para ser utilizado como matéria-prima em outros processos, como cimento, argamassas e atividades da indústria agrícola.

Todo o processo de reciclagem é realizado com o objetivo de reintroduzir o gesso em seu processo produtivo, como matéria-prima, evitando o envio para aterro ou locais clandestinos. Por isso, estamos aqui para orientar empresas, construtoras, gesseiros, arquitetos e engenheiros sobre a forma mais adequada de separar, armazenar e transportar o resíduo de gesso. 



TOP